Quais medicamentos homeopáticos devemos ter em casa, na nossa “farmacinha”?

Este é um questionamento frequente que recebemos,

É fato que nem sempre podemos contar, de imediato, com a assistência e orientação de um homeopata, médico ou não-médico, que caracteriza a conduta ideal e correta.

Reconhecemos também que algumas situações requerem uma “ação imediata” e, nessas horas, a “farmacinha de emergência” ajuda.  

Eis os quatro medicamentos homeopáticos que, na minha opinião, você deve ter em casa e que merecem o título de “Quarteto Fantástico da Homeopatia”:

1. Nux vomica

AÇÃO – Desintoxica de produtos químicos, medicamentos, drogas, álcool, tabaco e alimentos estragados. 

INDICADA – para auxiliar no tratamento de distúrbios hepáticos e gastrointestinais. Gastrite crônica. Cólicas hepáticas. Quando a digestão é difícil. Na prisão de ventre e nos vômitos. Flatulência abdominal em excesso. 

2. Arnica montana

AÇÃO – Nos traumas. Grande remédio dos traumatismos, seja qual for o órgão lesado; mesmo que o traumatismo não seja recente e tenha deixado sequelas. 

INDICADA – nas dores causadas por quedas e contusões. No sangramento de nariz. Afecções traumáticas dos músculos. Prevenção do traumatismo cirúrgico. Hemorragias traumáticas.

3. Apis mellifica

AÇÃO – Grande medicamento dos inchaços e edemas. Inflamações agudas na pele e/ou mucosas de aparecimento rápido, seguidas de edema róseo, dores intensas. Reações alérgicas. 

INDICADA – nas picadas de inseto, nas queimaduras de praia, nos inchaços, nos furúnculos. Inflamação aguda da garganta. Edemas de constituição rápida. 

4. Hydrastis canadensis

AÇÃO – Excelente anti-inflamatório das vias aéreas. O catarro de quase todas as superfícies mucosas pode ser tratado por Hydrastis.

INDICADO – No tratamento da inflamação da faringe (faringite), rinite, sinusite, estomatite, conjuntivite, bronquite, secreção de muco aquoso (coriza), secreção nasal, espirros, obstrução nasal. 

Namastê!