Hoje, 07 de maio, marca o “Dia Nacional de Prevenção da Alergia”. A data, definida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) em parceria com o Ministério da Saúde, alerta não só para a prevenção, mas também para o diagnóstico e para o tratamento de doenças alérgicas.

Neste post vamos apresentar, de forma resumida e sem esgotar o assunto, medicamentos homeopáticos que podem contribuir para o tratamento das alergias.

Alergia é uma condição em que nosso corpo emite uma resposta exagerada quando entra em contato com agentes externos, interpretados como uma ameaça pelo sistema imunológico, o que também pode ser chamado hipersensibilidade.

As alergias se dividem em grupos: de pele (dermatite atópica, dermatite de contato, urticária), alimentar (intolerâncias, como à lactose ou ao glúten), medicamentosa (as reações adversas aos medicamentos são variadas e imprevisíveis), ocular (conjuntivite) e respiratória (asma e bronquite).

Medicamentos homeopáticos podem promover alívio dos sintomas de curto prazo (medicamentos de ação local), além de alívio de longo prazo (medicamentos de ação orgânica geral), atuando principalmente nos fatores desencadeantes das crises, sejam fatores físicos (como sensibilidade à mudanças climáticas, pó, poluentes, pólen, pelos de animais ou simplesmente fatores genéticos), sejam fatores emocionais, mentais e energéticos (como ansiedade, medo).

Além da forma líquida em gotas, mais solicitada, e dos glóbulos, a Farmacopeia Homeopática Brasileira (3ª edição) descreve a incorporação de insumos ativos homeopáticos em cremes, géis, e outras formulações destinadas ao uso tópico.

Como exemplo, destaco o medicamento Apis mellifica que pode ser sugerido para uso em cosmético homeopático para a amenização da irritação provocada na pele após a exposição ao sol (sensação de vermelhidão), inchaço e irritação na pele.

Seguem alguns medicamentos homeopáticos que podem contribuir com o tratamento das alérgicas:

– Histaminum: inflamação alérgica, inflamação por alimentos e sintomas de alergia inflamatória.

– Urtica: é indicado para urticária e erupções ardentes da pele.

– Rhus tox: auxilia no prurido com lesões eritematosas e vesiculosas. 

– Sulphur: é indicado para erupções na pele com prurido. Inflamação na pele com vermelhidão, sensação de calor, eczema, psoríase, asma.

– Pulsatilla: indicada para rinite com obstrução nasal (nariz entupido), coriza, tosse seca, perda do paladar e do olfato. 

– Allium cepa: auxilia em casos de rinite com coriza aquosa abundante e irritante, lacrimejamento abundante e espirros numerosos.

– Blatta Orientalis: alivia alergias respiratórias.

Importante: procure ajuda de especialistas e diga não à automedicação.

Namastê!