O que é meditar?

“A meditação é uma das coisas mais importantes na vida.”

“Sem meditação não há sabedoria. A sabedoria nasce com o autoconhecimento. Meditação é estar cônscio de todos os conflitos, no espelho das minhas atividades, relações, estados.”

Os que desejam compreender o profundo significado da meditação, devem partir de si próprios, porquanto o autoconhecimento é a base do verdadeiro pensar. Não é ela a compreensão das atividades de nosso “ego”, não é ela autoconhecimento?

“A meditação não é um processo de vir a ser pessoal; uma vez que se inicia com o autoconhecimento, traz-nos a tranqüilidade e a suprema sabedoria, abrindo-nos a porta para o Eterno. Meditação é estar cônscio de cada pensamento e de cada sentimento, nunca dizer que ele é certo ou errado, porém simplesmente observar e acompanhar seu movimento.
Meditação é a purificação da mente de todas as suas acumulações. Meditar é esvaziar a mente.
A meditação é o viver, momento a momento, dia a dia.
Meditação é estar cônscio das atividades da mente.
Meditação é a chama que arde sem formar cinzas.
Parte da meditação é eliminar completamente todo conflito no interno e, portanto, no externo.”

“A meditação, portanto, é o ‘processo de descondicionamento’ da mente. O imensurável só pode surgir por si, pois não pode ser chamado; e só surgirá se a mente não estiver exigindo mais nada, não estiver mais rezando, pedindo, suplicando; quando estiver livre, livre do pensamento. O cessar do pensamento é a peculiar função da meditação. Precisamos estar livres do conhecido, para que possa existir o desconhecido.”

“A meditação não é coisa que exista separadamente: é a compreensão da totalidade da vida, compreensão em que cessou todo tipo de fragmentação da vida. E é também contemplação – contemplar a vida, não de um centro, (…) porém, sim, contemplar o movimento total da vida (…) Tal contemplação é meditação. Mas não se pode contemplar, nem meditar, se não há silêncio. Então, com a quietude mental, todo o ser se tranquiliza. A seguir, observem profundamente essa serenidade: isso constitui o processo da meditação.”

Namastê!