Ansiedade – Parte 1

Seguimos, com base na obra da autora espiritual  Joanna de Ângelis intitulada “O Homem Integral”, nossa reflexão sobre os adversários da Alma.
Hoje vamos refletir sobre a ANSIEDADE. 
Pela complexidade do tema vamos dividí-lo em duas partes.
Iniciamos nossa reflexão com uma triste estatística: infelizmente, nós brasileiros estamos na primeira posição entre os mais ansiosos do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
O relatório, publicado em março de 2019, indica que a ANSIEDADE é a segunda condição mental, depois da DEPRESSÃO, com maior incidência de incapacidade na maioria dos países analisados. A entidade ainda revelou que o Brasil também ocupa o topo do ranking quando o assunto é o tempo de convivência com a incapacidade provocada por TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS. 
E o que é ansiedade?
Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça. Ansiedade é diferente de expectativa. A vida gera expectativas em nós, entretanto, não podemos permitir que essas expectativas se transformem em ansiedade.
No estado de ansiedade a mente cria vários pensamentos negativos e fantasia diversas cenas temidas.

A ansiedade é pré-ocupação e tentativa de controle do futuro.

Observa-se que o estado de ansiedade é acompanhado por reações físicas desconfortáveis, dentre as quais, tremores, cansaço fácil, sensação de falta de ar ou asfixia, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, náuseas …
Sem falar nas reações emocionais, mentais e espirituais.

ANSIEDADE está relacionada à AMEAÇA INCERTA, diferentemente do MEDO que surge da AMEAÇA OBJETIVA. 

Atenção: Medo gera a ansiedade.

A Homeopatia pode ajudar na superação dos transtornos de ansiedade, assim como a Meditação e a Yoga.