ANSIEDADE (TERRENO ANSIOSO)

Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention – CDC), os transtornos de ansiedade, são a classe mais comum de transtornos mentais na população em geral.
Estudos, antigos e recentes, realizados por especialistas e Instituições credenciadas, comprovam a eficácia da Homeopatia no tratamento da ansiedade.

Citamos, como exemplo, estudos realizados para avaliar a atividade ansiolítica do medicamento homeopático Pulsatilla nigricans (Anxiolytic effect of homeopathic preparation of Pulsatilla nigricans in Swiss albino mice), que demonstraram a atividade ansiolítica significativa desse medicamento.

Muitos são os medicamentos de “terreno ansioso”, apenas para citar alguns:

Aconitum (Ansiedade com agitação, inquietude. Medos vários. Medo da morte com agitação).

Argentum nitricum (Ansiedade com predominância de sintomas emocionais. Ansiedade por antecipação).

Arsenicum album (Ansioso, não tolera a desordem. Agitação física. Tem medos vários. Muda rapidamente da excitação à depressão).

Gelsemium (Ansiedade por antecipação. Medos vários. Medo de falar em público, de exames. Ansiedade com tremores, geralmente devidos à exaustão).

Ignatia (Ansiedade com sensação de constrição na garganta – globo histérico. Ansiedade com desmaios do tipo histérico).

Destacamos que a Homeopatia não trata a “doença” e sim o “doente”.

Hahnemann terá respondido certa vez a um paciente que o inquiriu sobre a sua doença e a prescrição homeopática: “O nome da sua doença não é problema meu, e o nome do medicamento que lhe dou não é problema seu”.

Portanto, o quê vai ditar a escolha do medicamento é a totalidade dos sintomas apresentada pelo indivíduo.
“Sintomas expressam as tentativas do organismo em se curar a si próprio”.
Entretanto, a totalidade sintomática não basta por si só, as queixas, a história de vida, experiências, enfim, o próprio indivíduo na sua totalidade é o que leva ao medicamento homeopático que cubra todos os sinais e sintomas da doença.

Fica a dica: considere os medicamentos homeopáticos no tratamento da ansiedade.

Importante: diga não à automedicação.