Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

1. Dificuldade para urinar (por exemplo, demora para começar e terminar);

2. Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite;
3. Diminuição do jato de urina;

4. Dor ou ardor ao urinar;

5. Presença de sangue na urina ou no sêmen; e

6. Dor ao ejacular.

As principais causas são:

1. Idade – Problema é mais comum após os 50 anos.

2. História familiar – Quando um indivíduo tem pai ou irmão que foi diagnosticado antes dos 60 anos com câncer de próstata, o risco de ter o problema é de três a dez vezes maior que na população geral.

3. Estilo de vida;

4. Obesidade; e

5. Uso de anabolizantes.

A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) aproveita a campanha para também abordar a saúde dos homens de uma forma geral. O tema é “Saúde também é papo de homem”.

Atenção: o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata.

Previna-se: “o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão.”

Fica a dica: “Para driblar o câncer, é importante comer mais vegetais e evitar fast-food, alimentos processados e refrigerantes, além de fazer exercícios físicos regularmente – cerca de 30 minutos, ao menos cinco vezes por semana.”

Namastê!

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – Inca