Ao pensarmos em educação cabe refletir sobre a origem da palavra, que nos remete ao seu sentido, ao seu real significado. 

“Educare”, no latim, é um verbo que tem o sentido de “criar, nutrir, fazer crescer”. Etimologicamente, podemos afirmar que educação, do verbo educar, significa “trazer à luz a idéia”, ou filosoficamente “passar da potência ao ato, da virtualidade à realidade”.

Portanto, “educare” designa educação e provém de “e” ou “ex”, que significa “para fora”, e “ducere“, que significa “tirar, levar”. 

O educador é aquele que atualiza potencialidades, que desperta, que cultiva, que cria as condições para o crescimento pessoal e profissional, que inspira…

Em síntese, o(a) educador/educadora pratica “educare”, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”. 

Todos nós somos perfectíveis. 

Deus em nós, o “Eu Sou” é a nossa verdadeira essência. 

Creio que o(a) educador/educadora, ao praticar “educare” (“conduzir para fora”), contribui para para que o educando alcance o “viver no mundo, sem ser do mundo” e realize os sublimes propósitos de sua existência: Plenitude e Felicidade. 

Todos os dias são oportunidades para reconhecer e homenagear os profissionais da educação. 

Gratidão às minhas professoras e aos meus professores!

Parabéns professoras e professores!

Namastê!