No post anterior destacamos a codificação da Doutrina Espírita, explicando ou recordando às amigas e aos amigos um pouco da sua história e dos seus conceitos básicos.

Cabe uma reflexão sobre os princípios básicos e fundamentais dessa Doutrina que possui um aspecto tríplice: “Ciência, Filosofia e Religião”.

Kardec nos apresenta os princípios da Doutrina Espírita:

“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita. Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a liberdade. A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório. Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito. Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do Universo. Os Espíritos exercem incessante ação sobre o mundo moral e mesmo sobre o mundo físico. As relações dos Espíritos com os homens são constantes. As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas.

Fica a dica: no próximo post vamos abordar três conceitos importantes para a nossa reflexão: alma, matéria e princípio vital.

Namastê!