O que é meditar?

Meu encontro com a meditação aconteceu aos 20 anos, quando conheci e comecei a praticar Yoga. Felizmente meu entusiasmo não ficou apenas nas ásanas (posturas). (Hatha Yoga)
A minha participação no grupo de Autorrealização de Resende-RJ e a leitura de “Autobiografia de um Iogue”, de Paramahansa Yogananda, permitiram ampliar minha compreensão e avançar na prática da Meditação. (Bhavana)
Entretanto, já meditava e não sabia!
Meditava quando contemplava a natureza na sua simplicidade e exuberância.
Meditava quando me recolhia no silêncio da oração, para falar com Deus e encher meu coração de Felicidade (ananda) e Paz (prasanthi). (Bhakti Yoga)
Meditava quando visitava meu irmão em sofrimento e necessitado. (Karma Yoga)
Meditava quando no processo de Autoconhecimento despertava a consciência das ilusões causadas pelo Ego e buscava o Autoaperfeiçoamento. (Kriya Yoga)
Ouvi certa vez que assim como a criatura humana não gosta da escravidão e busca liberdade, assim também acontece com a nossa alma, nosso verdadeiro “Eu”.

Meditação é libertação da nossa “alma”.

Meditação é encontro com Deus. Não esse Deus teológico, afastado da Sua Criação.

Meditar nos revela o Deus em nós, Onipresente e Imanente.

Encerramos essa série com este belo ensinamento de Yogananda: “Meditar é simplesmente recordar-se, continuamente, de que não somos o corpo físico limitado e, sim, o Espírito Infinito. Meditar é despertar a lembrança de seu verdadeiro Ser e esquecer o que imagina que é.”

A todos a Plena Realização do Ser!

Namastê!

Om Shanti!