Seguimos com a nossa série de posts sobre
Contentamento.

No post anterior, vimos o segundo pilar do Contentamento – “Humildade”.

Vamos seguir nossas reflexões pelo terceiro pilar do Contentamento: Humor.

Qual é o papel do Humor na busca do Contentamento?

“Humor, assim como Humildade, é derivado da mesma raiz que temos para humanidade: “humus”. Humor, Humildade e Humanidade elementos fundamentais do Contentamento.

“O diálogo entre o Dalai Lama e Desmond Tutu deixou claro que o humor era uma ‘parte central do estado de Contentamento’ que eles vivem”.

Dalai Lama esclarece que:

“É muito melhor quando não há seriedade demais. O riso e a brincadeira são muito melhores. As pessoas que estão sempre rindo têm um senso de despreocupação e sossego. As pessoas muito sérias têm dificuldade de se conectar a outra”.

Cientistas japoneses afirmam que o riso de “corpo e alma”, não o riso “artificial”, é muito bom para o coração e para a saúde em geral. O riso possibilita lidar melhor com a ansiedade e o estresse.

Desmond Tutu considera que o Humor é:

“Capaz de reduzir a tensão de uma situação particularmente tensa” e que “quando aprendemos a nos levar um pouco menos a sério, isso ajuda muito”.

O Humor é essencial para a nossa saúde física, emocional, mental e espiritual. Potencializa, em nós, a capacidade de nos conectarmos. É essencial para uma vida saudável e feliz, para uma vida de Contentamento.

Lembramos que o Humor é uma habilidade que pode ser cultivada.

Que tal começarmos a cultivá-lo!

No próximo post veremos o quarto pilar do Contentamento – Aceitação.

Fica a dica: “Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo.” – Ludwig Wittgenstein

Namastê!