Retidão

Busquei no dicionário o significado de retidão e encontrei “virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade.”

No “Óctuplo Caminho de Buda” estão as etapas do caminho da RETIDÃO:

1ª etapa – Reta compreensão
Esta etapa pode ser entendida como saber distinguir tudo aquilo que é bom e ruim a nós mesmos. Ter discernimento para perceber o pensamento equivocado do pensamento reto ou correto. De certa forma apreender a Verdade.

2ª etapa – Reto pensamento
Pode-se entender que pensamento reto é o pensamento que possibilita ao ser humano estar em harmonia com o “Pensamento Divino”, com a Vontade de Deus. Considero que o Reto pensamento surge da Reta compreensão. É um pensamento que não se sujeita às ilusões do mundo material. É um pensamento que nos liberta dos condicionamentos, da ignorância, das paixões e dos desejos.

3ª etapa – Reto falar
O Reto falar significa vestir os nossos pensamentos e sentimentos com palavras que os enobreçam. Abolir definitivamente a maledicência. Não empregar linguagem vulgar. É uma forma serena e adequada de se expressar.

4ª etapa – Caridade ou sacrifício
Praticar o Bem. Ser generoso. Ter compaixão. Caridade é Amor em ação. O sacrifício pessoal não significa sofrimento. Sacrificar-se pelo seu semelhante é expressar generosidade, amor.

5ª etapa – Reta maneira de ganhar a vida
A reta maneira de ganhar a vida está relacionada ao correto exercício da atividade profissional e das diversas tarefas na nossa existência, seja ela modesta ou de alta complexidade, de forma reta. Servir em todas as oportunidades. Ser honesto.

6ª etapa – Reto esforço
O Reto esforço nos remete a foco e disciplina, muitas vezes com uma certa dose de sacrifício. Requer superação e responsabilidade. Essa retidão vai além do simples dever e da mera obrigação de executar uma tarefa.

7ª etapa – Reta atenção ou atenção plena
A Reta atenção é fundamental no processo de autoconhecimento, de conscientização de nós mesmos. A observação da natureza e da presença de Deus em nós só é possível com atenção plena.

8ª etapa – Castidade absoluta
Penso que essa etapa está relacionada com a sublimação da energia básica. Pureza e Amor Incondicional.

Julgo importante, nesse momento de dificuldades e de crise, particularmente, de ordem moral, relembrar a jornada da retidão a que todos nós somos chamados.

Os ensinamentos de Buda são atuais e nos convidam ao chamado “CAMINHO DO MEIO”. Caminho do Equilíbrio e da Harmonia que nos leva à cessação do sofrimento e à conquista da felicidade.

Creio que nos ensinamentos do Budismo a concepção do “Caminho do meio” significa evitar extremos em todas as dimensões da nossa existência.


Permito-me a síntese
RETO PENSAR – RETO SENTIR – RETO AGIR