Vamos iniciar uma série de posts sobre o “Gita de Sete Versos”.

O Gita de Sete Versos (Saptaloski Gita) é um compêndio da Yoga Brahma Vidya ou Ciência Sintética do Absoluto, exposta no Srimad Bhagavad Gita. Ele é composto por sete dos setecentos e quarenta e cinco versos que compõem a obra, sendo uma síntese dos principais ensinamentos que Sri Krishna fez a seu discípulo Arjuna.

Neste post vamos refletir sobre o “Primeiro Verso”:

“Tu te afliges por aqueles que não merecem; não obstante pronuncias palavras de sabedoria; os sábios não se lamentam pelos ignorantes, nem pelos doutos se regozijam.”

A Sabedoria consiste em reconhecer, conhecer e realizar Deus em nós. 

A Consciência da Onipresença Divina fortalece a nossa luta contra a ignorância, a superação de nossas fraquezas e dos nossos medos; e, consequentemente, a conquista e realização do Reino de Deus em nós.

Krishna alerta Arjuna sobre o comportamento do verdadeiro guerreiro na batalha contra os nossos inimigos internos, dentre eles, o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a sensualidade, a inveja.

Que a Sabedoria não seja empregada para justificar nossos receios e temores, e sim para empreendermos, com sucesso, nosso potencial de “Espírito Imortal” na conquista da Felicidade e da comunhão com Deus, com o Absoluto. 

Namastê!