Na nossa série sobre Contentamento refletimos sobre a Compaixão, como o sétimo pilar do Contentamento.

Apresentamos a nossa definição de Compaixão como “Amor em ação” e destacamos que não há como ser Feliz, alcançar o estado de Contentamento, sem Compaixão.

Neste post, pretendemos ampliar nosso olhar com a ajuda do mestre Paramahansa Yogananda:

“Daya (Dayā) é compaixão, piedade, ternura, misericórdia, fazer bem aos outros sem nenhum benefício próprio. É partilhar, dividir, compartilhar. Empatia sobretudo com os sofrimentos de outros seres. É uma identificação total com o que os outros estão experimentando e, portanto, a necessidade imperiosa de aliviar esse sofrimento.”

Vivemos momentos de grandes dores e sofrimentos. Desenvolvermos essa conexão com o próximo, nossa irmã e nosso irmão, é dever de todos nós. Agir no Bem,sem olhar a quem, com benevolência, com Amor.

“Para a realização divina, é necessária a compaixão para com todos os seres (daya), uma vez que o próprio Deus é transbordante desta qualidade. Aqueles que possuem um coração sensível podem colocar-se no lugar dos outros, sentir o seu sofrimento e tentar aliviá-lo.”

A Compaixão é uma expressão do Amor Incondicional, Universal. Que possamos ter mais Compaixão e “Amarmos ao próximo como a nós mesmos”.

Fica a dica: “Nós Te agradecemos por nenhum pecado ser imperdoável, nenhum mal ser insuperável, pois o mundo de relatividade não contém absolutos.”
Paramahansa Yogananda

Namastê!